Cientistas descobrem fungos capazes de decompor plástico difícil de reciclar

Três cientistas da Universidade de Sidney, na Austrália, descobriram que duas espécies de fungos encontradas no solo e nas plantas conseguem decompor amostras de plástico, mais especificamente polipropileno, em 140 dias (menos de 5 meses). O polipropileno corresponde a cerca de 28% dos resíduos plásticos do planeta. "É a maior taxa de degradação já relatada", disse Ali Abbas, um dos autores do estudo.
Notícia completa em : https://super.abril.com.br/ciencia/cientistas-descobrem-fungos-capazes-de-decompor-plastico-dificil-de-reciclar/
Dia Mundial da Luta contra a Malária
O Dia Mundial da Malária assinala-se a 25 de abril.
​
A malária é provocada por um parasita, o Plasmodium, sendo o Plasmodium falciparum responsável pela maioria dos casos graves ou fatais. Esse é transmitido através da picada do mosquito fêmea. Uma vez no organismo, multiplicam-se no fígado, infetando os glóbulos vermelhos do sangue.
​
Esta doença é registada nos países mais pobres do mundo.
O objetivo deste dia é mobilizar dirigentes políticos e sociedade civil para esforços coletivos tendo em vista a erradicação da malária, pelo que o tema deste ano é "Reaching the zero malaria target". Por outro lado, pretende-se dar a conhecer os efeitos nefastos desta doença na vida das pessoas que a contraem.
​
Esta data foi criada pela Organização Mundial de Saúde em 2007.
Dia Nacional de Educação de Surdos
O Dia Nacional de Educação de Surdos tem lugar todos os anos a 23 de abril.
​
Este dia, também conhecido como Dia Nacional do Deficiente Auditivo, tem como finalidade sensibilizar as pessoas para a situação das pessoas surdas e da sua linguagem em específico, sublinhando a necessidade de lutar por condições de vida, trabalho e educação mais apropriadas.
​
As atividades desde dia consistem em fóruns comemorativos, exposições, encontros de adultos e jovens surdos com partilha de experiências, entre outras. As atividades visam a inclusão e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência auditiva e ainda a afirmação da linguagem gestual.
ECDC alerta para riscos de reintrodução da poliomielite na Europa
O Centro Europeu de Controlo de Prevenção de Doenças (ECDC) divulgou esta segunda-feira, 24 de Abril, os resultados da vacinação contra a Poliomielite no âmbito da Semana Europeia da Imunização. De acordo com esta organização "aproximadamente 2,4 milhões de crianças na UE/EEE [União Europeia e Espaço Económico Europeu] podem não ter recebido a tempo as três doses de vacinas contra a poliomielite".
​
Embora a região europeia tenha sido declarada indemne da poliomielite em 2002, o vírus continua a ser detetado periodicamente na sua forma selvagem ou como estirpes derivadas de vacinas noutras regiões. Devido a métodos de vigilância adequados e a uma cobertura de vacinação geralmente elevada, estes acontecimentos esporádicos não conduziram, felizmente, a uma transmissão sustentada na UE/EEE nem à deteção de casos humanos.
​
No entanto, enquanto existirem grupos populacionais não vacinados ou subvacinados nos países europeus e a poliomielite não for erradicada a nível mundial, o risco de reintrodução do vírus na Europa mantém-se.