top of page

As XI Jornadas Nacionais de Ciências Biomédicas tiveram que ser adiadas devido à pandemia do Covid-19 e o BioMedUBI aproveitou a circunstância para desenvolver uma ação de solidariedade, entregando 1000 litros de leite à Casa do Menino Jesus.

O núcleo de estudantes de Ciências Biomédicas – BioMedUBI, da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI), entregou 1000 litros de leite à Casa do Menino Jesus, da Covilhã, em parceria com a empresa Mimosa.

O ato solidário ficou a dever-se ao adiamento das XI Jornadas Nacionais de Ciências Biomédicas devido às medidas de contingência face à infeção do coronavírus Covid-19, que estavam agendadas para a FCS-UBI, entre os dias 11 e 15 março e que tinham a Mimosa como entidade patrocinadora.

“Basicamente adiámos as jornadas a dois dias do início das mesmas. Já tínhamos tudo pronto e a Mimosa era um dos patrocínios do evento, e como já tínhamos os leites connosco, falei com a marca e sugeri a ideia de doar a uma instituição e eles aceitaram imediatamente”, explica a presidente do BioMedUBI.

Numa altura delicada face à pandemia do Covid-19, Ana Margarida Vale conta que na Casa do Menino Jesus “ficaram muito felizes” com a surpresa. “Não estavam à espera que um grupo de alunos lhes desse tanto e com tanta vontade. Ficaram mesmo felizes e temos a certeza que os leites foram bem aproveitados”, sublinha. “Fizemos mesmo este ato porque faz parte de nós como pessoas: ajudar quem mais precisa. Nós tínhamos capacidade de ajudar e ajudámos”, remata Ana Margarida Vale.

Quanto às jornadas adiadas, trata-se de “um evento que ocorre todos os anos numa das três universidades que tem o curso”, esclarece a presidente do BioMedUBI. “Como não temos previsão de melhoria desta situação e como depois há frequências e exames nas três universidades, estamos a tentar que para o ano as Jornadas sejam na Covilhã, em vez de serem no Algarve. O adiamento será de um ano, neste caso”.

 

Fonte: http://www.urbi.ubi.pt/pag/18516

18 de março de 2020

Arrancam em abril as consultas do viajante e de Endocrinologia no UBIMedical, infraestrutura de investigação na área da saúde associada à Universidade da Beira Interior (UBI).

 

"Estamos a contar iniciar as atividades da Clínica UBIMedical agora em abril, com consultas médicas das especialidades de Endocrinologia (doenças da tiroide, diabetes e outras doenças hormonais) e Medicina do Viajante, que são duas lacunas que a região tem neste momento", explica Manuel Lemos, diretor do UBIMedical.

Médico e docente na UBI, Manuel Lemos será o especialista responsável pelas consultas de Endocrinologia, enquanto que as consultas do viajante - indicadas para pessoas que pretendem viajar para destinos com propensão para doenças infecciosas, como a malária ou a sarna – ficarão sob a responsabilidade de João Luís Baptista, igualmente médico especialista e docente na UBI. De resto, os serviços prestados na Clínica UBIMedical serão levados a cabo exclusivamente por médicos docentes da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da UBI.

 

Fonte: http://www.urbi.ubi.pt/pag/15115

23 de março de 2016

A spin-off da UBI Labfit foi aceite na rede Europeia EU-NETVAL, que visa a validação de ensaios laboratoriais alternativos ao uso de animais.

 

A Labfit, sediada no UBIMedical, tem-se dedicado a uma nova abordagem de tratamento de infeções femininas, com o desenvolvimento de formulações vaginais inovadoras para o tratamento de infeções altamente prevalentes: a candidose vulvovaginal e a bacteriose vaginal, com especial enfoque no estudo de uma formulação probiótica destinada a promover a recuperação da flora vaginal e a evitar recorrências”.

 

A empresa está a apostar em várias novidades, destinadas sobretudo às indústrias farmacêutica e cosmética. Esta spinoff que emprega já quadros superiores da UBI é especializada na prestação de serviços de excelência ao nível do controlo de qualidade e caracterização de produtos de saúde, bem como na sua investigação e desenvolvimento (I&D).

 

A integração na rede europeia EU-NETVAl é mais um passo na consolidação da empresa. Com 38 membros, atualmente, a EU-NETVAL surgiu em resposta a uma diretiva europeia relativa à proteção dos animais utilizados para fins científicos.

Fonte: https://www.ubi.pt/Noticia/5708

10 de março de 2016  

Nova terapia para doentes de AVC (acidente vascular cerebral)

 

A investigadora propõe uma nova terapia para doentes de AVC (acidente vascular cerebral), mais segura e com menos efeitos secundários, utilizando pequenas partículas para reforçar os vasos do cérebro e reparar os neurónios afetados, trabalho anteriormente distinguido com um prémio para jovens cientistas.

“Com este novo passo da investigação in vivo queremos confirmar o potencial terapêutico da nossa formulação, que consiste em partículas que contêm ácido retinóico capsulado e que têm demonstrado grande eficácia na proteção de danos induzidos aos vasos sanguíneos”, explica a investigadora.

Fonte: http://www.ubi.pt/Noticia/5694

10 de fevereiro de 2016  

A infertilidade causada pela doença hormonal “hipogonadismo hipogonadotrófico idiopático” pode ter os dias contados

 

A infertilidade causada pela doença hormonal “hipogonadismo hipogonadotrófico idiopático” pode ter os dias contados com os avanços feitos numa investigação da UBI. Catarina Gonçalves é autora do estudo que defendeu em tese de doutoramento em biomedicina que lhe valeu 19 valores.

 

O projeto de investigação consistiu no estudo das causas do hipogonadismo hipogonadotrófico idiopático, uma doença hormonal rara que causa atraso ou ausência de puberdade em crianças e adolescentes e infertilidade em adultos. A investigação decorreu no Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI), em colaboração com várias unidades hospitalares nacionais e envolveu um total de 50 doentes com esta patologia.

Fonte: http://www.ubi.pt/Noticia/5688

4 de fevereiro de 2016  

bottom of page