top of page

Perguntas Frequentes

1. Quais as áreas da ciência abrangidas pelas Ciências Biomédicas?

 

Além das ciências médicas e biológicas, a biomedicina abrange áreas como física, química e engenharia, servindo como ponte entre estas e as ciências médicas.

​

2. Os cursos de Ciências Biomédicas em Portugal são semelhantes entre si?

​

Não. Os cursos de Ciências Biomédicas em Portugal diferem entre si em alguns aspectos. É de ressaltar a multidisciplinariedade diferencial existente entre eles.  

 


3. Quais as saídas profissionais do Biomédico?

Integrar equipas multidisciplinares especializadas no desenho e concepção de novos equipamentos utilizados em Biomedicina, participar em processos de certificação de equipamentos biomédicos, dar assistência técnica e apoio comercial, procede à manutenção de pequenos equipamentos e dar apoio à investigação científica nas áreas multidisciplinares das ciências e tecnologias biomédicas. A sua atividade poderá ser exercida em Laboratórios (públicos e privados), Centros e Institutos de investigação Biomédica, Empresas de Instrumentação Médica, Empresas Farmacêuticas. Empresas de Biotecnologia, Centros Médicos e Hospitalares, Universidades e outras instituições de ensino.

 

Resposta de acordo com a Universidade da Beira Interior

 

Investigação fundamental ou translacional, laboratórios de diagnóstico clínico, medicina forense, indústria farmacêutica, biotecnologia, coordenação de ensaios clínicos, marketing de produtos biomédicos, transferência de tecnologia e licenciamento de produtos. Uma carreira no ensino é também de considerar.


Resposta de acordo com a Universidade de Aveiro
 

 

Integrar grupos que trabalham nos domínios da biologia e genética médica, em tecnologias ou métodos de diagnóstico e terapêuticos, seja em laboratórios de diagnóstico, seja de investigação e desenvolvimento. Pela natureza da sua formação, estarão preferencialmente capacitados para competir com outros licenciados que tenham obtido a sua formação em áreas de ciências mais básicas (biologia, bioquímica, etc.).

 

Resposta de acordo com a Universidade de Algarve


 

4. O que devo saber antes de decidir seguir biomedicina como carreira profissional?

​

A maior dificuldade que enfrentamos enquanto estudantes de Ciências Biomédicas é sem dúvida a necessidade de integrar várias áreas do saber e fazer delas uma única ciência capaz de resolver problemas médicos e biológicos que afligem o Homem. Ser Biomédico exige esforço redobrado, muita dedicação e empenho, especialmente porque a nossa profissão ainda não é muito regulamentada em Portugal, o que, por vezes, nos  obriga a encontrar o nosso próprio caminho, em vez de seguir um percurso profissional pré-estabelecido. No entanto, o facto de o nosso caminho não estar pré-determinado também se torna uma mais-valia, que nos permite ser mais versáteis e encaixar em várias posições no mundo do trabalho. Fundamentalmente, os propósitos e os resultados do trabalho dos Biomédicos são muito gratificantes. 

 


5. Como está, nos dias de hoje, a aceitação dos biomédicos em Portugal e no Mundo?

​

Cada vez mais, vê-se uma melhor visibilidade e aceitação dos biomédicos em Portugal e no Mundo. Isto tem acontecido graças ao reconhecimento da nossa função importante como a ponte entre várias áreas do saber o que nos permite ver os problemas em várias perspetivas e encontrar soluções integradas e inteligentes. 

Contudo, muitas barreiras precisam ainda ser ultrapassadas no que diz respeito à valorização do biomédico no mundo do trabalho.

​

bottom of page